quinta-feira, 8 de março de 2012

ESTUDANTES E TRABALHADORES SE UNEM EM ATO NO BANCO CENTRAL

Com manifestações em São Paulo e no Distrito Federal, a UBES foi às ruas na manhã de ontem (7) junta às centrais sindicais e trabalhadores brasileiros para ocupar a calçada do prédio do Banco Central (BC) em manifestação conjunta para defender a manutenção da trajetória de queda da taxa básica de juros, a Selic. A redução foi de 0,75 ponto percentual, mesmo patamar das últimas quatro reuniões. A taxa baixou de 10,5% para 9,75% ao ano mas ainda não alcançou as expectativas dos manifestantes.
Os juros voltaram a um dígito pela primeira vez depois de quase dois anos.A última vez em que a taxa ficou na casa dos 9% foi em abril de 2010, quando foi fixada em 9,5%. De lá para cá, só havia ficado acima de 10%, chegando ao pico de 12,5% em julho do ano passado. Este foi o quinto corte seguido na taxa. A série de reduções começou em agosto do ano passado, quando caiu de 12,5% para 12% como grande reflexo da Jornada de Lutas no Agosto Verde Amarelo que levou milhares de estudantes às ruas em manifestações por todo país.
O Brasil se mantém no topo da lista entre os países com as taxas de juros mais altas do mundo, por isso, a UBES prepara novas mobilizações por todos os cantos do país como conta o diretor de comunicação da entidade, Rarikan Heven. “Vivemos um momento de grande desenvolvimento, mas comparado a outros países ainda temos muito o que lutar, temos que reduzir drasticamente o pagamento de bilhões de reais que perdemos com as taxas de juros e investir nos movimentos sociais”, defende o diretor.
Segundo ele, a luta pela baixa dos juros não é apenas bandeira de luta dos trabalhadores, mas também dos estudantes brasileiros, lançando de sua Jornada de Lutas 2012 ao lado das centrais sindicais, marcando a unidade dos movimentos sociais na pressão pelas transformações políticas em defesa da soberania nacional.
Com Agências

Da UBES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nosso post!