terça-feira, 20 de março de 2012

Menos Juros e Mais Educação! Jornada Nacional de Lutas

A União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), ao lado da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), encamparam grandes batalhas durante sua história e obtiveram grandes e importantes vitórias para os estudantes brasileiros. Sempre com muita mobilização, tocando os corações e mentes das pessoas, que nas ruas lutaram por um país mais justo, com mais direitos, ou seja, por um país soberano.
Somos marcados com as gotas do sangue de algumas gerações e com as gotas de tinta colorida de outras, todas com o sonho de que nem o céu é o limite, com muita vontade de conquistar o que é seu por direito, todas querendo mais direitos para si e para todos. Muitas pessoas contribuíram para que hoje o movimento estudantil seja reconhecido e respeitado, e a UPES convoca a nova geração dos estudantes paulistas a fazer parte dessa história!
No dia 4 de abril de 2012 vamos parar a Avenida Paulista, centro da concentração de riqueza do país, pra dizer que queremos ''menos juros e mais educação!''. Hoje pouco dos recursos que o país acumula são investidos em educação, o que é uma vergonha para todos nós, afinal, quem não acredita que é só com uma boa educação de base, superior e que produza tecnologia, que  o Brasil vai ser cada vez mais igual, com mais riqueza, oportunidade e emprego pra todo mundo? É nisso que acreditamos, portanto, chega de usar o dinheiro público só pra pagar juros. Queremos que todos tenham igualdade de viver bem e com direito à educação!
E queremos não só educação, mas sim que ela seja de qualidade. Uma educação que nos capacite para entrar na universidade pública, que dialogue com a nossa realidade, que desenvolva tecnologia, que possua um laboratório pra que a gente aprenda química na prática e não só na teoria; uma quadra coberta pra galera praticar esporte sem tropeçar em buraco; professores mais valorizados pelo governo do estado, que recebam um salário digno e que não precisem se matar dando 40 aulas por semana para ter um salário que seja o mínimo para sobreviver; uma aula mais atrativa, com instrumentos para o professor e os estudantes realizarem pesquisas. Enfim, queremos uma escola que nos prepare e não uma escola com mais cadeados que livros!
Pois se é verdade que a educação superior melhorou, também é verdade que a escola pública e, principalmente o ensino médio, pararam no tempo, ou pior, estão andando pra trás! Para isso as entidades estudantis UPES, UEE-SP, UBES e UNE estão propondo que seja prioridade investir em educação, pois assim começaremos a dar um pontapé na mudança que  precisamos realizar no estado de São Paulo e no Brasil. Levantamos a bandeira para que 10% do PIB (Produto Interno Bruto) seja destinado para educação e que 50% do Fundo Social do Pré-sal seja destinado também para a educação. Pra transformarmos isso tudo em realidade é preciso colocar muita gente na rua! A largada para a Jornada de Lutas está dada! Organize o seu grêmio, chame seus amigos, converse com os seus professores e no dia 4 de abril venha conosco numa grande e bela caminhada na Paulista, por menos juros e mais educação!



VEJA TAMBÉM O VÍDEO REMEMORANDO OS 30 ANOS DE RECONSTRUÇÃO DA UBES


Artigo de Nicoly Mendes - Presidente da UPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nosso post!