segunda-feira, 29 de outubro de 2012

1° Encontro Estadual de Grêmios da UPES


Sou + Educação: Reserva de Vagas Já!

A UPES, entidade que representa todos os estudantes do estado de são Paulo, sendo eles do ensino fundamental, médio, técnico e cursinhos de escolas públicas e particulares, convoca dessa vez os estudantes paulistas para o seu 1° Encontro Estadual de Grêmios que será realizado em São Bernardo do Campo nos dias 9, 10 e 11 de novembro.

Ao analisarmos a situação da educação paulista hoje nos decepcionamos muito. Escolas públicas sucateadas, com carteiras quebradas, falta de livros, salas lotadas, bibliotecas fechadas, quadras abandonadas, dentre inúmeros problemas... prédios sem condições mínimas para o aprendizado! O sistema educacional protocolar com sua aprovação automática, professores com salários baixos e sem dinheiro investido dentro do espaço escolar!

Com tudo isso sabemos que não podemos ficar parados e a UPES faz uma chamada ao principal ligamento do estudante ao movimento estudantil, o grêmio! Para nós o grêmio estudantil é a principal organização, é o que está mais ligado à realidade dos estudantes.

Diante dessa convicção, a UPES sente a necessidade de reunir os grêmios paulistas para o seu grande encontro que debaterá da escola que temos à escola que queremos; a realidade do grêmio hoje: dificuldades e conquistas; e o acesso à universidade.

A UPES reunirá os grêmios e levantará uma bandeira de luta para avançar mais na qualidade da educação. O 1° Encontro Estadual de Grêmios tem como chamada a bandeira SOU + EDUCAÇÃO: Reserva de vagas JÁ! Pela organização dos estudantes na defesa do acesso à universidade.

Hoje no cenário nacional conquistamos a aprovação da reserva de 50% das vagas nas universidades federais para estudantes cotistas (estudantes de escolas públicas, negros, pardos e índios). Vitória essa que começou pela UPES e hoje assegura acesso de qualidade aos estudantes secundaristas. Em meio a essa nova realidade a UPES sente a necessidade de pautar esse desafio no cenário estadual. A reserva de vagas é o caminho para o estudante da escola pública ingressar numa universidade pública, gratuita e de qualidade!

Convocamos todos os grêmios, estudantes, profissionais e amantes da educação para participar do 1º Encontro Estadual de Grêmios da UPES!


Saudações à quem tem coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nosso post!