quinta-feira, 19 de abril de 2012

#AraguaiaVive: Antônio Ribas é homenageado


Durante a tarde do ultimo sábado (14/04) ocorreu no antigo DEOPS e atual Memorial da Resistência o ato em homenagem aos 40 anos da Guerrilha do Araguaia.

Guerrilha do Araguaia

A luta armada realizada na Guerrilha talvez fosse a única forma de ter voz e vez durante o período da Ditadura Militar. O enfrentamento aos militares feito por lideranças estudantis e comunistas entre eles Antônio Guilherme Ribeiro Ribas, Mauricio Grabois e João Amazonas visava à conquista de uma pátria livre, democrática e igualitária. Os 69 jovens que ali estavam resistiram a presença aos milhares de homens do exercito militar, porem, poucos resistiram para contar este inacabado episodio da historia brasileira.

Inacabado, pois de todos os mortos truculentamente durante a Guerrilha apenas dois corpos foram encontrados e não houve nenhuma punição para os culpados de tal chacina.

A nação quer apenas a verdade, queremos que a justiça seja feita, queremos saber o que realmente aconteceu, para isso a Comissão de Anistia criada pelo Ministério da Justiça investiga e debate o caso. Durante o ato o presidente da Comissão, Paulop Abrão afirmou que não foi um episódio qualquer da história do Brasil, mas sim um momento no qual houve um massacre direcionado a um conjunto de brasileiros resistentes em uma das maiores mobilizações militares.

A verdade é um direito que o Estado brasileiro tem que cumprir para que a justiça seja feita! É inadmissível que um crime de tais dimensões passe em branco, assim como todo o período da Ditadura Militar.

O Ato

O ato em comemoração aos 40 anos de Guerrilha presentes estavam cerca de 200 pessoas, representantes do Ministério Público, parlamentares e familiares das vitimas. Ocorreu o lançamento da segunda edição do livro “Guerrilha do Araguaia – A esquerda em Armas”.

Homenagens

A conclusão do ato se deu com a homenagem aos que lutaram pela democracia em nome de José Moraes Silva (o Zé da Onça), presidente da Associação dos Torturados do Araguaia, representando a resistência dos camponeses; José Dalmo Ribeiro Ribas, irmão do guerrilheiro Antonio Guilherme Ribeiro Ribas, estudante, presidente de honra da UPES.



Fontes: Vermelho.org/ UOL Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente nosso post!